segunda-feira, 22 de julho de 2013

Resenha: 3096 dias







Sinopse: Natascha Kampusch sofreu o destino mais terrível que poderia ocorrer a uma criança: em 2 de março de 1998, aos 10 anos, foi sequestrada a caminho da escola. O sequestrador - o engenheiro de telecomunicações Wolfgang  Priklopil, a manteve prisioneira em um cativeiro no porão durante 3096 dias. Nesse período, ela foi submetida a todo tipo de abuso físico e psicológico e precisou encontrar forças dentro de si para não se entregar ao desespero.








       Nesta biografia, Natascha Kumpusch conta sobre seu sequestro e expõe seus sentimentos sobre tudo que lhe aconteceu. Esse foi um dos sequestros mais longos de que se tem notícia, durando cerca de 8 anos. No começo, fiquei com o pé atrás antes de apostar na leitura, pois sempre achei que o livro fosse ser muito triste. Apesar de a história e o que ocorreu ter sido mesmo muito triste, Natascha é uma garota forte e nos conta passo a passo de tudo que lhe ocorreu, desde antes do sequestro até sua merecida liberdade.
       Quando criança, Natascha sofria muito com as constantes brigas dos pais, porém depois do divórcio, foi morar com sua mãe. Mas isso não significou o fim das brigas dos dois adultos, pois ainda tinham de escolher quem ficaria com ela nos fins de semana. Na escola, a menininha ainda sofria muito por ser gordinha e as gozações só aumentaram quando, por muita preocupação e insegurança, Natascha começou a fazer, constantemente, xixi nas calças.
      A auto-estima de Natascha estava baixa a muito tempo, até que um dia, ela pede para sua mãe que a deixe ir sozinha a escola, pois queria ser independente e adulta. Sua mãe, de princípio, não concordou, porém no final acabou cedendo. Assim, Natascha vai sozinha a escola pela primeira vez, mas seus instintos, desde que saíra de sua casa, estava lhe dizendo alguma coisa. A caminho da escola, em uma calçada, estava encostado uma caminhonete branca com um homem na frente. A princípio, veio a sua cabeça, a vontade de atravessar a rua, porém sua vontade de ser adulta e forte, a fizeram continuar a reta. Foi quando, de repente, o homem de olhos azuis, puxou-a com força para dentro da caminhonete.
      Wolfgang, manteve Natascha 3096 dias em cativeiro, isolando-a de tudo e de todos. A polícia chegou a ir duas vezes à casa do sequestrador, porém nunca encontraram Natascha. Acho incrível como sequestradores como Priklopil, sempre sequestram meninas inseguras e de baixa auto-estima. A garota aguentou e fez de tudo para não enlouquecer naquele cubículo debaixo da terra, em que fora deixada em cativeiro. Com o tempo, Natascha já estava com uma barreira tão alta envolta de sua mente, que mesmo entre algumas oportunidades de escapar, seu medo a dominara.
      Sua força e determinação, fizeram com que suportasse toda a tortura que fora submetida e que conseguisse sua liberdade sozinha. Para mim, ela foi um grande exemplo de persistência e de objetivo, e aprendi que, quando a gente quer ou necessita de algo, precisamos e temos de fazer tudo para consegui-lo e sobreviver! Realmente, amei o livro! Recomendo muuuuito!!! Como não estou com o livro aqui, não vou poder postar alguns trechos que queria, :( mas andei pesquisando na net e consegui achar alguns...

"As coisas não são totalmente pretas ou brancas. E ninguém é totalmente bom ou mau. Isso também vale para o sequestrador. Essas são palavras que as pessoas não gostam de ouvir de uma vítima de sequestro. Porque os conceitos de bem e mau já estão claramente definidos, conceitos que as pessoas querem aceitar para não perder o rumo em um mundo cheio de tons de cinza."

"Se eu tivesse apenas o odiado, esse ódio teria me consumido e me tirado a força de que eu precisa para sobreviver. Como naquele momento pude captar um lampejo do ser humano pequeno, desorientado e fraco por trás da máscara do sequestrador, pude me aproximar dele. Então olhei nos seus olhos e disse: 
- Eu perdoo você, porque todo mundo erra às vezes. "

Título: 3096 dias.
Autora: Natascha Kumpusch
Editora: Verus
N° de páginas: 225

**** cinco estrelinhas!


2 comentários:

  1. oi Beatriz, já tinha ouvido falar desse livro, mas agora que li a sua resenha fiquei muito a fim de lê-lo. Obrigada e um Beijãooo!!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Obrigada! Sim, leia esse livro! É muito bom! Beijão também!

    ResponderExcluir