sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Romance? Eu, hein? Tô fora!




       Olá galera! Tudo bem?

       Hoje, eu vim fazer um post diferente aqui no blog. É pra quem ama o assunto e pra quem acha que romance é apenas algo meloso e chato. Normalmente, quando pensamos em romance, a primeira coisa que nos vem à cabeça é uma história de amor, não é? E realmente isso é verdade. Porém, estamos enganados. Romance não é apenas romântico. Há vários tipos de romance e, por isso, estou aqui para contar um pouquinho de cada tipo para vocês!
        Como depende muito do ponto de vista de cada um, a classificação dos tipos de romance é um pouco confusa. Mas já posso citar vários tipos, como: Romance policial, romance histórico, romance romântico (como todos nós conhecemos), comédia romântica, romance regional, etc. Agora, bora saber um pouquinho de cada um deles?
     
* Romance Policial: É uma categoria que gira sempre em torno de assassinatos, investigações e de tudo que envolva crimes: a vítima, o criminoso, a testemunha, o detetive, a polícia e etc. Os livros que seguem este tema, sempre ou quase sempre, vão ter um enfoque para o desvendamento do crime e a busca pelo culpado, ou seja, o criminoso. Normalmente, a ficção policial vem acompanhada de muito temor e persistência e, ao meu ver, são livros muito envolventes e instigantes! Escritores como Edgar Allan Poe, Sherlock Holmes, Aghata Christie. O gênero nasceu nos Estados Unidos, mas hoje em dia no Brasil também vem ganhando impulso. E aqui estão alguns livros que indico para quem é fã de livros deste gênero:            



          Confesso que nenhum dos dois livros eu li, porém conheço o tipo de escrita do autor Harlan Coben e posso dizer que é ótima! E sou muito fã da série de TV Dexter e acho que o livro deve ser muito bom também, afinal foi ele que deu origem à série de TV. A sinopse de ambos são legais, galera!

Romance Histórico: É um romance que destaca a vida e os costumes de certa época e lugar da história. Mistura fatos realmente históricos, mas também fictícios. Nessa linha, os autores mais importantes são: José de Alencar, Bernardo Guimarães, Rubem Fonseca, Fernando Morais, etc. Exemplos de livros do gênero:




Romance Romântico: Como todos nós conhecemos, esse romance é aquele que narra sempre uma história de amor e, normalmente, há também aquela constante luta entre o bem e o mal, mas claro, com a vitória do bem. A maioria dos livros que seguem esse gênero, tem uma narrativa mais detalhada e mais descrição das personagens (tanto física, como psicologicamente). Aí sim, podemos dizer que o Romance Romântico é aquela ideologia de casais apaixonados e algo meloso kkk Mas romance romântico também pode vir acompanhado de drama, aventura, suspense, etc. Há diversos livros que podemos citar e diversos autores do gênero também, como: Nicholas Sparks, John Green, David Nicholls, Paula Pimenta, entre outros. E aqui são alguns livros do gênero:




Comédia Romântica: Este gênero normalmente é mais aplicado nas telonas dos cinemas, e tem como base, o humor. Há sim, uma relação entre um homem e uma mulher (romance romântico), mas para este gênero, podemos esperar a quebra dos clichês, como: finais felizes, encontros e desencontros, entre outro. É dessa quebra que nasce o humor. Como no fundo, alguns não gostam de romance, então mistura se mistura o romance com comédia. Comédia Romântica! Alguns livros para quem é fã do gênero:


                                           (Este é o filme, mas com certeza, há o livro :) )


Eu não consegui achar muitos livros do gênero, porque como eu disse, comédia romântica é mais aplicado no cinema, então esses são os filmes do gênero.

Romance Regional: Este gênero aborda questões sociais de determinadas regiões do Brasil, destacando as características dessa região, como: o linguajar, o modo de vida, etc. Normalmente, no romance regional, as personagens são pessoas que vivem longe das cidades. É um romance que procura ser muito próximo da brasilidade. Autores renomados do gênero são o José de Alencar e o Franklin Távora. O romance também procura de afastar de que estavam sempre em contato com a Europa, em épocas mais antigas. Algumas obras do gênero são:



      Como vocês puderam ver, há vários tipos de romance e cada um é muito diferente do outro. Vai muito do ponto de vista de cada um, mas aquela ideologia que nós tínhamos de que romance era apenas uma história de amor, não tinha nada aver. Querendo ou não, todos nós, alguma vez na vida, já lemos um romance. Mesmo sem saber que era um. Romance é um tipo de história longa e complexa, que nos permite, ao longo da história, se aprofundar na trama e conhecer bem cada um das personagens. Agora, para quem não gosta do gênero, pode conferir, já que há romance de vários tipos. Os que citei hoje são só alguns dos diversos romance que tem! 

                    Beijos e até a próxima!


















4 comentários:

  1. boa noite Beatriz,
    Quero parabenizá-la pela esclarecedora explicação sobre os tipos de romance. Sou professora e sempre que vou falar sobre os tipos de romance parece ficar algo no ar que meus alunos não entenderam.
    Mas a explicação dada por vc ficou tão simples e fácil de se entender que peço sua permissão para usá-la quando tiver que explicar aos meus alunos os tipos de romances existentes. Clar, se vc me permitir...rsrsrs

    Um grande abraço pra vc!!
    Continue neste caminho, pois vc tem uma maneira simples, clara, gostosa e instigante de escrever.

    Bju

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada! Realmente, falar sobre romance é um tanto quanto difícil. Afinal, são tantos tipos, não? Claro! Pode usá-la a vontade com seus alunos! Muito obrigada! Adorei ver o seu comentário por aqui! Obrigada pelos elogios! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns pelos textos!! Adorei!!
    Continue assim, vai longe.

    André Baesso

    ResponderExcluir
  4. Haha Muito obrigada! Visite aqui sempre!

    ResponderExcluir