sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Resenha: Sombra e Ossos

                                                                  

Sinopse: Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras - uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras -, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seus instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.
        A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.
      Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas, nesse extravagante mundo, nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração - e seu mundo - em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.
 
 
        Olá leitores! Tudo bem?
 
        Sabe quando você entra em um mundo totalmente diferente?  Isso aconteceu comigo quando mergulhei na leitura deste livro. É um mundo completamente único e exótico! Eu simplesmente me apaixonei pelo livro! Ele superou todas as minhas expectativas! É um livro muito envolvente e instigante, tanto pela história em si, quanto pelos acontecimentos surpreendentes, que sempre nos pegam de surpresa, como se fosse uma chinelada na cara! Como acontece muitas coisas ao decorrer das páginas, não poderei fazer uma resenha mais aprofundada na história para não escapulir nenhum spoiler, tá bem?
        Trilogia Grisha. Sim, é uma trilogia, porém, se eu não me engano, apenas o primeiro volume Sombra e Ossos chegou ao Brasil. Mas afinal, quem são os Grishas? Os Grishas são pessoas com poderes. Então, em Ravka - nome do país -, a sociedade é divida em: pessoas normais e Grishas. Cada Grisha pode ter um tipo de poder. Há Grishas que dominam alguns elementos, como água, ar e fogo. Há outros que têm o poder da cura e uns que têm o poder de ser amplificadores (mas isso é raro). Agora, o que mais me chamou a atenção foi que, de acordo com o tipo de poder de um Grisha, ele é classificado. Há toda uma hierarquia e uma elite. Há Grishas mais poderosos e outros nem tanto. Eu achei bem diferente isso e achei bacana a autora ter lembrado desse ponto! Eles têm regras e leis a seguirem.
         Ah! Eu esqueci de mencionar que o livro é inspirado na Rússia! Bacana, não? Inspirado em relação aos nomes de alguns personagens ou cidades, roupas e talvez comida. Voltando... Cada criança é testada para descobrir se é um Grisha ou não. Alina, quando pequena morava em um orfanato, em uma época em que Ravka estava em constantes guerras. Ela foi testada quando era criança, mas ninguém identificou algum poder nela. Porém, isso foi por um bom motivo. Só quando, em uma situação de perigo, que seu poder vem a tona! E aí tudo em sua vida vira de ponta cabeça!
        A escrita da autora é muito boa! Este é o primeiro livro que leio de Leigh Bardugo e já me apaixonei pelo estilo dela! Ela é muito direta, não fica enrolando muito nas descrições de personagens, ambientes e tudo mais. E eu achei isso um ponto muito positivo, pois deixa a leitura fluir bem e passa longe de ser um daqueles livros lentos, chatos ou cansativos. Gostei muito também, de como a autora nos mostra cada situação e ambiente (sem precisar descrever muito), nos fazendo imaginar tudo! Enquanto a gente lê, parece que estamos lá, junto com a Alina!
        Há vários pontos e pistas que a autora deixa ao decorrer da história e tudo faz sentido quando chega um daqueles acontecimentos inusitados. Ou seja, quando você descobre algo de surpreendente, você para e lembra que a autora deixou alguma pista (em páginas anteriores) daquilo acontecer, mas escondeu muito bem! No meio da história, há um triângulo amoroso, mas até nisso a autora quis diferenciar! Não é daqueles triângulos em que a garota fica em dúvida sobre qual dos dois deve ficar. Nesse, ela não tem como ficar em dúvida (vocês vão ver hehe)!
        As personagens são bem bacanas. Não tem nenhum personagem chato, sabe? Só às vezes me irritei um pouquinho com a Alina. Em algumas partes, ela fica com um sentimento de autopiedade e isso me irritou um pouquinho, mas nada (nada) que vá afetar a leitura e tudo mais. A Alina é super bacana e passa longe de ser uma daquelas protagonistas mimadas, sabe? O Maly é lindo e é um dos meus personagens favoritos! O Darkling.... é muito lindo também, mas...não posso falar mais nada dele. Deixem vocês descobrirem sozinhos hehe
       Com o seu poder recém descoberto, Alina acaba indo morar no Pequeno Palácio, com os demais Grishas. Mas em meio a essa nova vida, ela descobre um segredo muito muito muito... surpreendente! A edição é bem bacana também. Deem uma olhadinha...
 
 
 
Ai gente, desculpa! A imagem está bem pequena, mas eu não consegui aumentar... Mas tem uma mapa no livro! Legal, né? Ali mostra certinho a extensão de Ravka!
 
 
 
Aí mostra certinho toda a hierarquia dos Grishas!
 



E cada começo de capítulo tem esse desenho lindo! Bom, a resenha vai acabando por aqui, leitores! Acho que esta foi a resenha mais completinha que já fiz na vida! Alguém aí se interessou? Eu dei cinco estrelinhas e já adicionei o livro na minha lista de favoritos!

                                 Beijos e até a próxima!
                                             Tchau....

Trilogia Grisha:
-Sombra e Ossos
-Siege and Storm
- Ruin and Rising

Quotes do livro:

"Às vezes me pergunto o quanto realmente entendemos os nossos dons". Pág. 122

    " 'Existe algo mais poderoso do que qualquer exército. Algo forte o suficiente para derrubar reis e até mesmo Darklings. Você sabe o que é esse algo?'
    Eu sacudi a cabeça, me afastando dele.
'A fé ', ele sussurrou, seus olhos negros arregalados. ' Fé. ' " Pág. 135

Título: Sombra e Ossos
Título original: Shadow and Bone
Autora: Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg
N° de páginas: 287
Ano de Lançamento: 2013
Gênero: fantasia (high fantasy)

 

 
 
 
 
 
      
 


4 comentários:

  1. Olá Beatriz,
    Achei bem interessante a história contada neste livro, pq fala de um mundo cuja realidade é diferente da que temos entre nós. E é sempre bom mexermos com nossa imaginação.

    Obrigada pela dica de leitura... Ahh, adorei teu blog, viu?!

    Um grande abraço

    Eliana Vieira

    ResponderExcluir
  2. É muito bacana o livro! Às vezes é bom sair um pouco da realidade e mexermos com a nossa imaginação mesmo! Obrigada você! Outro abraço imenso! Beiju!

    ResponderExcluir
  3. Muito orgulho da sua resenha, Bia! :)
    Adorei a maneira como você comentou cada aspecto, os personagens, o cenário, o enredo, sua opinião. Tentarei seguir seu exemplo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ai prof! Fiquei super feliz de ver seu comentário aqui! Obrigada! Acho que eu me aproximei mais de uma crítica do que um resumo da história. Obrigada! Eu quero muito ver a próxima resenha do seu blog, viu? Agora, a parte mais difícil é divulga-lo. Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir